Quinta do Orgal

Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado
Quinta do Vallado

Em 2009 a Quinta do Vallado decidiu alargar a área de vinhas próprias, tendo escolhido o Douro Superior como o local mais favorável para o fazer. Foi adquirida a Quinta do Orgal, em Castelo Melhor - Vila Nova de Foz Côa.

A sub-região do Douro Superior é um dos territórios mais maravilhosos, imponentes e dramáticos da Europa e do mundo.

Neste troço do Rio Douro, mais próximo da sua nascente, em Espanha, a natureza mantém-se ainda praticamente intacta, devido ao muito baixo nível de construção, e à inexistência de indústrias poluentes. Por estas razões, esta região foi considerada património mundial da UNESCO

Embora seja a sub-região do Douro com menor densidade de plantação de vinha, é hoje em dia considerada como um dos terroirs com mais potencial no Douro.

Desde a aquisição da quinta em 2009, foram já plantados mais de 30 ha de vinha, sempre em encostas viradas a Norte, com altitudes entre os 127 e 330 metros, em solos predominantemente xistosos.

Foram plantadas as castas tintas:

  • Touriga Nacional (69,5%)
  • Touriga Franca (27,1%)
  • Sousão (3,4%)

Em 2015 a Quinta do Vallado decidiu criar uma extensão do seu Wine Hotel na Quinta do Orgal – a Casa do Rio. Com apenas 6 suites, este é um hotel único, localizado estrategicamente entre as vinhas e o rio, com uma maravilhosa vista para o Douro.